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FICHAMENTOS

        FICHAMENTO 1
Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Gestão Escolar e Tecnologias
Professor Pedro Andrade
 Maria da Conceição Silva Soares
 30 de junho de 2013

FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA

VIEIRA, A. Funções e papéis da tecnologia. São Paulo, PUC – SP, 2004.

Resumo:
O autor apresenta benefícios que a tecnologia pode trazer ao trabalho pedagógico com o aluno, mas esclarece que o problema maior é saber como a tecnologia pode ser uma grande aliada da equipe de direção e coordenação nas escolas. Levando a refletir e distinguir algumas questões como: Conhecimento, Dado e Informação. Destaca ainda que se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente temos criar condições, seja por meio de relações diretas ou a partir de reflexões.
Para a criação de um ambiente informatizado que tenha como objetivo gerenciar dados e informações é preciso considerar os seguintes pontos: organização de informações, projeto, trabalho simultâneo, implementação de estudos de aspectos problemáticos e o envolvimento de todos.

Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativos (...)” (p.1).
“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia (...)” (p.1).
“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio a gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobre maneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários (...)” (p.6).
“ Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação.Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente,criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição(...)” (p.8).

Comentários:
De acordo com o autor do texto,percebo que é de fundamental importância a implementação das tecnologias nas instituições educacionais. Favorecendo não somente a equipe gestora,mas a coordenação pedagógica, administrativa,professores e alunos.Para que de fato aconteça nas escolas é necessário que haja o envolvimento de todos os segmentos na formação,buscando a organização da informações e elaboração de projetos que solucionem aspectos problemáticos, facilitando o trabalho e a troca de informações em busca do conhecimento.

Questionamento:
Diante de tantas informações envolvendo as tecnologias, questiono se há recursos financeiros suficientes e tempo disponível para que a equipe gestora venha de fato envolver todos os segmentos no uso das tecnologias nas instituições educacionais?






 FICHAMENTO 2

Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão escolar
Oficinas Tecnológicas
Professor Pedro Andrade
Maria da Conceição Silva Soares
09 de julho de 2013

Gestão de Tecnologias na escola

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série ”Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

Resumo:
A autora do texto relata que as tecnologias de informação e comunicação foram a princípio introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas e posteriormente começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem como atividades adicionais. Frequentemente em aulas de informática, através de projetos extraclasse. Compreendendo que o uso das Tic na escola com o acesso a internet, contribui para o acesso a informação atualizada, promove  a criação  de comunidades colaborativas e permite estabelecer novas relações com o saber. Criando possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências. Visando a construção de uma sociedade solidária e humanitária há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as Tic, criando comunidades colaborativas e redes de conhecimento.
O educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional e na sociedade, buscando encontrar alternativas para superar tais problemáticas, identificando contribuições das Tic para transformar o seu fazer profissional. As Tic podem ser incorporadas na escola como suporte para comunicação, criação de um fluxo de informação, realização das atividades colaborativas, projetos inovadores relacionados a gestão administrativa e pedagógica e construção do conhecimento pelos alunos.
O Proinfo - SEED/MEC prepara professores multiplicadores que assumem a formação dos professores das escolas, visando a inserção das Tic na prática pedagógica. Mesmo assim, algumas dificuldades se fazem presentes: ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas e a postura dos dirigentes das escolas. A incorporação das Tic vem se concretizando nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho, o sucesso está relacionado com a mobilização de todo pessoal escolar. É importante a formação de todos os profissionais que atuam na escola. O papel da direção é buscar condições para o uso das Tic no processo de ensino e aprendizagem, implicando uma gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional. Os gestores escolares com o uso das Tic terão informações que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de soluções, selecionar e articular informações para tomada de decisões, acompanhar as ações desenvolvidas tanto no pedagógico quanto no administrativo, identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação favorecendo a escola como uma comunidade de aprendizagem.
Para formação dos gestores de escolas públicas, visando a incorporação das Tic, o Proinfo em parceria com Universidades e secretárias de Educação desenvolveu um projeto de formação de 340 diretores e coordenadores de escolas públicas,semipresencial. As interações nos fóruns e os relatos de experiência são registrados no ambiente virtual, permitindo recuperar as informações e subsidiar as discussões nos fóruns. Há uma preocupação com a comunicação compreensível e com a participação nas interações pelo período de dois meses. Ocorre um novo encontro presencial para analise dos avanços obtidos e criar condições para trabalhar a gestão de informações. Os gestores elaboram propostas para a continuidade das ações nas escolas voltadas para a construção do projeto de gestão de Tic.
Um novo tempo é anunciado cabendo a cada um, participar de processos de formação continuada, formar redes colaborativas para encontrar no coletivo da escola, o caminho evolutivo.

Citações principais:
“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula. As mudanças se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica. Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. “ (p. 4).
“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem. Cria-se, assim, um ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e reconstruir o seu papel frente às responsabilidades que lhe cabem como liderança da instituição e como gestor do projeto político-pedagógico da escola, bem como pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as TIC às suas práticas. De modo semelhante, o coordenador pedagógico terá a oportunidade de rever-se e de analisar as contribuições das TIC para desempenhar o papel de articulador entre as dimensões pedagógicas e administrativas da escola” (p. 5).
“Tais ambientes virtuais, denominados também de redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes trocar informações e respectivas experiências, estimular a discussão de problemáticas e temas de interesses comuns, incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas para compreender seus problemas e encontrar alternativas para enfrentá-los e sobrepujá-los. Entre os recursos disponíveis na Web (3), existe uma diversidade de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos” (p. 6).
“O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas” (p. 7).

Comentários:
De acordo com a autora do texto o uso e incorporação das TIC nas escolas são de extrema importância, contribuindo para o acesso rápido das informações atualizadas, promovendo a criação de comunidades colaborativas, onde todos os segmentos estarão envolvidos e integrados buscando identificar  e solucionar possíveis problemas na escola, onde o foco estará no ensino e aprendizagem. Acredito que seja possível a incorporação das TIC no ambiente escolar, desde que seja oferecida a formação necessária para professores, gestores, coordenadores e demais funcionários, assim como os recursos materiais e financeiros. Muitas vezes as  tecnologias de informação e comunicação não são utilizadas devido a falta de  conhecimentos, causando a insegurança em utilizá-las,optando pela área de conforto, utilizando apenas o que já conhecemos. É preciso investir na formação.

Questionamento:
Observando que o texto apresenta inúmeras vezes a importância do Papel do gestor na incorporação das TIC nas escolas e a falta de informação dos mesmos,quando teremos essa formação citada e necessária?


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