FICHAMENTO 1
Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão
Escolar
Gestão Escolar e Tecnologias
Professor Pedro Andrade
Maria da Conceição Silva Soares
30 de junho de 2013
FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA
VIEIRA, A. Funções e
papéis da tecnologia. São Paulo, PUC – SP, 2004.
Resumo:
O autor apresenta benefícios que a
tecnologia pode trazer ao trabalho pedagógico com o aluno, mas esclarece que o
problema maior é saber como a tecnologia pode ser uma grande aliada da equipe
de direção e coordenação nas escolas. Levando a refletir e distinguir algumas
questões como: Conhecimento, Dado e Informação. Destaca ainda que se
pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir
constantemente temos criar condições, seja por meio de relações diretas ou a
partir de reflexões.
Para a criação de um ambiente
informatizado que tenha como objetivo gerenciar dados e informações é preciso
considerar os seguintes pontos: organização de informações, projeto, trabalho
simultâneo, implementação de estudos de aspectos problemáticos e o envolvimento
de todos.
Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios que a
tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de
programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acesso,
manipulação e apresentação de informações com aplicativos (...)” (p.1).
“Sabemos também que esse trabalho só
se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas
com a tecnologia (...)” (p.1).
“A criação de ambientes
informatizados na organização para apoio a gestão do conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a
cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas
ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão
mais dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos
professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobre maneira a
criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor
planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários
(...)” (p.6).
“ Conforme foi analisado
anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma
clara intenção daquele que produz a informação.Quando um sistema é implementado
em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as
informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já
existente,criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em
dissonância e oposição(...)” (p.8).
Comentários:
De acordo com o autor do
texto,percebo que é de fundamental importância a implementação das tecnologias
nas instituições educacionais. Favorecendo não somente a equipe gestora,mas a
coordenação pedagógica, administrativa,professores e alunos.Para que de fato
aconteça nas escolas é necessário que haja o envolvimento de todos os segmentos
na formação,buscando a organização da informações e elaboração de projetos que
solucionem aspectos problemáticos, facilitando o trabalho e a troca de
informações em busca do conhecimento.
Questionamento:
Diante de tantas informações
envolvendo as tecnologias, questiono se há recursos financeiros suficientes e
tempo disponível para que a equipe gestora venha de fato envolver todos os
segmentos no uso das tecnologias nas instituições educacionais?
FICHAMENTO 2
Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão
escolar
Oficinas Tecnológicas
Professor Pedro Andrade
Maria da Conceição Silva Soares
09 de julho de 2013
Gestão de Tecnologias
na escola
ALMEIDA, M. Gestão de
tecnologias na escola. Série ”Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros
rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.
Resumo:
A autora do texto relata que as tecnologias de informação e
comunicação foram a princípio introduzidas na educação para informatizar as atividades
administrativas e posteriormente começaram a adentrar no ensino e na
aprendizagem como atividades adicionais. Frequentemente em aulas de
informática, através de projetos extraclasse. Compreendendo que o uso das Tic
na escola com o acesso a internet, contribui para o acesso a informação
atualizada, promove a criação de comunidades colaborativas e permite
estabelecer novas relações com o saber. Criando possibilidades de redimensionar
o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão
participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual
professores e alunos trocam informações e experiências. Visando a construção de
uma sociedade solidária e humanitária há que se empregar nas ações de hoje
todos os recursos disponíveis, inclusive as Tic, criando comunidades
colaborativas e redes de conhecimento.
O educador terá a oportunidade de identificar e analisar as
problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional
e na sociedade, buscando encontrar alternativas para superar tais
problemáticas, identificando contribuições das Tic para transformar o seu fazer
profissional. As Tic podem ser incorporadas na escola como suporte para comunicação,
criação de um fluxo de informação, realização das atividades colaborativas,
projetos inovadores relacionados a gestão administrativa e pedagógica e
construção do conhecimento pelos alunos.
O Proinfo - SEED/MEC prepara professores multiplicadores que
assumem a formação dos professores das escolas, visando a inserção das Tic na
prática pedagógica. Mesmo assim, algumas dificuldades se fazem presentes:
ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas e a postura dos
dirigentes das escolas. A incorporação das Tic vem se concretizando nas
situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como
sujeitos do trabalho, o sucesso está relacionado com a mobilização de todo
pessoal escolar. É importante a formação de todos os profissionais que atuam na
escola. O papel da direção é buscar condições para o uso das Tic no processo de
ensino e aprendizagem, implicando uma gestão pedagógica e administrativa do
sistema tecnológico e informacional. Os gestores escolares com o uso das Tic
terão informações que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas
de soluções, selecionar e articular informações para tomada de decisões,
acompanhar as ações desenvolvidas tanto no pedagógico quanto no administrativo,
identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação
favorecendo a escola como uma comunidade de aprendizagem.
Para formação dos gestores de escolas públicas, visando a
incorporação das Tic, o Proinfo em parceria com Universidades e secretárias de
Educação desenvolveu um projeto de formação de 340 diretores e coordenadores de
escolas públicas,semipresencial. As interações nos fóruns e os relatos de
experiência são registrados no ambiente virtual, permitindo recuperar as
informações e subsidiar as discussões nos fóruns. Há uma preocupação com a
comunicação compreensível e com a participação nas interações pelo período de
dois meses. Ocorre um novo encontro presencial para analise dos avanços obtidos
e criar condições para trabalhar a gestão de informações. Os gestores elaboram
propostas para a continuidade das ações nas escolas voltadas para a construção
do projeto de gestão de Tic.
Um novo tempo é anunciado cabendo a cada um, participar de
processos de formação continuada, formar redes colaborativas para encontrar no
coletivo da escola, o caminho evolutivo.
Citações principais:
“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com
maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se
envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o
sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de
todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças
envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da
sala de aula. As mudanças se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a
gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica.
Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola,
fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para
o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. “ (p. 4).
“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática
pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também
para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores,
propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar
e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições
dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem. Cria-se, assim, um
ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e reconstruir o
seu papel frente às responsabilidades que lhe cabem como liderança da
instituição e como gestor do projeto político-pedagógico da escola, bem como
pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as TIC às suas
práticas. De modo semelhante, o coordenador pedagógico terá a oportunidade de
rever-se e de analisar as contribuições das TIC para desempenhar o papel de
articulador entre as dimensões pedagógicas e administrativas da escola” (p. 5).
“Tais ambientes virtuais, denominados também de redes
colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes trocar informações e
respectivas experiências, estimular a discussão de problemáticas e temas de
interesses comuns, incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas
para compreender seus problemas e encontrar alternativas para enfrentá-los e
sobrepujá-los. Entre os recursos disponíveis na Web (3), existe uma diversidade
de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades
colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas,
alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos” (p. 6).
“O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e
atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de
acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio
de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e
compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e
experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que
possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como
da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas” (p. 7).
Comentários:
De acordo com a autora do texto o uso e incorporação das TIC
nas escolas são de extrema importância, contribuindo para o acesso rápido das
informações atualizadas, promovendo a criação de comunidades colaborativas,
onde todos os segmentos estarão envolvidos e integrados buscando
identificar e solucionar possíveis
problemas na escola, onde o foco estará no ensino e aprendizagem. Acredito que
seja possível a incorporação das TIC no ambiente escolar, desde que seja
oferecida a formação necessária para professores, gestores, coordenadores e
demais funcionários, assim como os recursos materiais e financeiros. Muitas
vezes as tecnologias de informação e
comunicação não são utilizadas devido a falta de conhecimentos, causando a insegurança em
utilizá-las,optando pela área de conforto, utilizando apenas o que já
conhecemos. É preciso investir na formação.
Questionamento:
Observando que o texto apresenta inúmeras vezes a importância
do Papel do gestor na incorporação das TIC nas escolas e a falta de informação
dos mesmos,quando teremos essa formação citada e necessária?
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