Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão
Escolar
Gestão Escolar e Tecnologias
Professor Pedro Andrade
Maria da Conceição Silva Soares
30 de junho de 2013
FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA
VIEIRA, A. Funções e
papéis da tecnologia. São Paulo, PUC – SP, 2004.
Resumo:
O autor apresenta benefícios que a
tecnologia pode trazer ao trabalho pedagógico com o aluno, mas esclarece que o
problema maior é saber como a tecnologia pode ser uma grande aliada da equipe
de direção e coordenação nas escolas. Levando a refletir e distinguir algumas
questões como: Conhecimento, Dado e Informação. Destaca ainda que se
pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir
constantemente temos criar condições, seja por meio de relações diretas ou a
partir de reflexões.
Para a criação de um ambiente
informatizado que tenha como objetivo gerenciar dados e informações é preciso
considerar os seguintes pontos: organização de informações, projeto, trabalho
simultâneo, implementação de estudos de aspectos problemáticos e o envolvimento
de todos.
Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios que a
tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de
programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acesso,
manipulação e apresentação de informações com aplicativos (...)” (p.1).
“Sabemos também que esse trabalho só
se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas
com a tecnologia (...)” (p.1).
“A criação de ambientes
informatizados na organização para apoio a gestão do conhecimento deverá
considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a
cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas
ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão
mais dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos
professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobre maneira a
criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor
planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários
(...)” (p.6).
“ Conforme foi analisado
anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma
clara intenção daquele que produz a informação.Quando um sistema é implementado
em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as
informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já
existente,criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em
dissonância e oposição(...)” (p.8).
Comentários:
De acordo com o autor do
texto,percebo que é de fundamental importância a implementação das tecnologias
nas instituições educacionais. Favorecendo não somente a equipe gestora,mas a
coordenação pedagógica, administrativa,professores e alunos.Para que de fato
aconteça nas escolas é necessário que haja o envolvimento de todos os segmentos
na formação,buscando a organização da informações e elaboração de projetos que
solucionem aspectos problemáticos, facilitando o trabalho e a troca de
informações em busca do conhecimento.
Questionamento:
Diante de tantas informações
envolvendo as tecnologias, questiono se há recursos financeiros suficientes e
tempo disponível para que a equipe gestora venha de fato envolver todos os
segmentos no uso das tecnologias nas instituições educacionais?
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